Nossos estudos

Pesquisa Juventudes no Brasil

Coordenação: Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Pesquisa Juventudes no Brasil é uma investigação da Fundação SM, coordenada pelo Observatório da Juventude na Ibero-América (OJI), e realizada em parceria com pesquisadores de três universidades públicas sediadas no Rio de Janeiro – a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Este estudo analisa as percepções e realidades das e dos jovens brasileiros com foco nas seguintes dimensões: participação sociopolítica, valores, autopercepção, perspectivas de futuro sobre estudo e trabalho, principais atividades de cultura e lazer, religiosidade, migrações, diversidade, igualdade de gênero, o impacto das tecnologias nas relações e nos hábitos de consumo e os principais medos e preocupações.

Para os jovens entrevistados, a família, a saúde e a educação sãos os aspectos mais importantes de suas vidas.

Os autores e autoras desta pesquisa Ana Beatriz Pinheiro e Silva, Ana Karina Brenner, Anna Peregrino Levy, Diógenes Pinheiro, Eliane Ribeiro, Evelyn de Souza Lima, João Pedro da Silva Peres, Juliana de Moraes Prata, Maria Pereira, Miguel Farah Neto, Mônica Peregrino, Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Regina Novaes e Viviane Penso são pesquisadores especializados em investigações sobre a juventude.

Os jovens ouvidos na pesquisa são bem informados e têm críticas ao estilo de vida que destrói o planeta. Consideram o meio ambiente uma questão muito importante, atrás apenas de temas como família, saúde e educação. Porém, apesar de nutrir uma consciência bastante crítica sobre os limites de seu tempo, têm dificuldades para idealizar soluções coletivas. Se consideram trabalhadores e responsáveis, mas, apesar de serem mais escolarizados do que seus pais, vivem a insegurança em relação ao trabalho.